Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Porque descobri a batata-doce...

"A batata-doce é uma raiz.

Numa planta a raiz é um sistema central por onde flui toda a vitalidade e diferentes propriedades terapêuticas de uma planta assim como imensos nutrientes.

Apenas esta característica é altamente diferenciadora em relação à batata-inglesa (batata-comum) que é um tubérculo. Um tubérculo é um órgão que serve à planta como uma reserva adicional de energia, uma espécie de depósito ou apêndice (em geral com amido e insulina).


Como é comum na época de Outono, a energia desce e enraíza-se sendo a época em que as raízes assumem uma forma mais alongada por influência desse movimento descendente e concentrador do Qi.

No caso da batata-doce a época principal vai de Outubro a Novembro, sendo a altura ideal para a consumir, obtendo na altura certa a qualidade energética para nos harmonizar com esta estação e a seguinte.


De todos os vegetais e frutas típicos portugueses está no Top10 dos mais ricos em fibra, nas vitaminas A, E, B3, B5 e nos sais minerais potássio, magnésio, zinco, iodo e cobre.

Está também no Top dos alimentos que mais saciam o desejo de doce, fornecendo um açúcar de melhor qualidade para estabilizar os picos de glicemia. È também especialmente recomendada durante os períodos da gravidez.

Considerada um super-alimento e escolhida pela NASA para missões espaciais pela riqueza nutricional.

Diferentes estudos apontam propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas devido a uma proteína especial que contém.

 

Ao contrário da batata-inglesa que contribui para o desenvolvimento de artrites pelo seu consumo continuado, a batata-doce realiza o contrário, prevenindo contra a artrite.

Portanto de Outubro a Novembro, truca de papar batata-doce como se não houvesse amanhã."

 

(do facebook --- https://www.facebook.com/Macrobiotices/

 

temos a branca:

batata-doce-grande.png

a amarela:

amarela.jpg

 

e a roxa:

roxa.png

.

Por casa a semana passada foi a roxa com bacalhau assado.

 

20161005_122050.jpg

 

Esta semana foi a amarela (e um resto da roxa) com medalhoes de pescada assados. 

 

14725411_10206593513031267_280757098_o.jpg