Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Agora Somos 7

Um blog, de uma família de 7, para a partilha de dicas e interesses em diversas áreas.

Pagar menos de IMI - dica poupança

26.02.18

Este ano será o primeiro ano de muitos a pagar IMI, de ?modos' que já ando transtornada e a pesquisar como posso pagar menos...descobri entretanto que não posso, mas pode ser que vocês possam e por isso fica aqui o post!

IMI.jpg

 

Tudo começa por ir aqui a este site - Pague Menos IMI - um simulador gratuito da Deco.

 

Dados como nome, email e numero de telefone são obrigatórios, por isso estejam preparados para partilhar esta informação.

De seguida, o melhor é ir ao portal das finanças e buscar a Caderneta Predial, pois vão ser necessários alguns dados.

 

Passo 1 - Começando pelo valor patrimonial da casa:

aa.png

Passo 2 - Depois vem a idade do imóvel - Ano de inscrição na matriz - e fazer as contas. E a data da última avaliação também consta na caderneta.

bb.png

 Passo 3 - Neste uma serie de dados são pedidos, o mais interessante é o índice de vetustez, que altera consoante a idade da casa.

cc.png

O coeficiente de localização, clicando onde diz Consulte aqui remete-nos para um mapa, onde preenchemos com Distrito, Cidade, Freguesia e procuramos pela nossa rua.

 

Aqui no meu caso o índice de vetustez na caderneta predial é 0,40, mas neste simulador o mínimo que consigo pôr é 0,75. Dando assim um valor mais alto do que aquele que realmente conto pagar este ano e por isso não me compensa pedir reavaliação.

 

A minha estimativa com contas está neste post aqui, embora já não estou a contar com o desconto dos filhos, pois o município de Aveiro escolheu não o dar!!!

 

Depois disto, recebi um email com o valor em dobro, por isso vou ficar a aguardar pelo real veredito das finanças!

dd.png

 Entretanto super importante, encontrei esta informação de 2016 sobre o índice de vetustez (o que faz com que se pense ou nao pedir a avaliação) - ver aqui

ee.png

Vejam em que limite de anos esta a vossa casa, qual o índice que está na caderneta predial e decidam ou não pedir a reavaliação do imóvel.

 

1 comentário

Comentar post