Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Overbooking...mas nos hoteis!

overbooking-walking-a-hotel-guest-1-1024x668.jpg

Inundada no facebook pelas noticias do overboonking do passageiro da United Airlines que foi expulso com violência do avião, lembrei que isto também acontece nos hoteis..e como já trabalhei num lembrei-me de partilhar o que fazer nesta situação!

 

A noticia - Do overbooking nos aviões

 

Overbooking - o significado:

 

Overbooking ou Overselling (Português: sobrevenda) é um termo utilizado por empresas que se refere a prática de vender um serviço em quantidade maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer. Tal prática pode ser ocasionada propositadamente pela empresa, que vende ativamente o serviço para compensar consumidores faltantes ou pode acontecer de forma acidental dado um grande número de variáveis nas operações. O termo é mais comum no setor de transporte de passageiros e na Hotelaria. Fonte: Wikipédia

 

O marido questionava como era isto possível acontecer...e sim! Bem mais rápido que se julga...No hotel onde trabalhava no Porto, não tinhamos departamento de reservas e de manhã tratavam-se dos check-out (saída dos hóspedes) e à tarde dos check -in (entrada de hóspedes) e íamos inserido as reservas que nos chegavam por email, fax ou telefone.

 

Em hotelaria se usa o termo quando um estabelecimento hoteleiro tem atingido seus limites de ocupação e tem excesso de clientela que não pode albergar-se. Este estado pode estar causado por má gestão de um turoperador, ou bem pelo departamento de gestão de reservas do hotel, que pode possuir um número desatualizado do inventário quando os apartamentos estão em reformas ou inativos por qualquer motivo.

 

Assim, acho que facilmente se pode perceber, que se for um dia muito movimentado, as reservas vão ficando por inserir no sistema, e podemos chegar ao tal overbooking - de ter mais reservas que quartos! e não "fechar" a tempo as vendas online.

 

Para solucionar uma sobrevenda os hotéis contam com gestões realizadas de antecedência com hotéis vizinhos, sendo nestes casos uma ação de ajuda mútua ante este tipo de emergência. Quando não há prévio acordo com outro hotel, se aloja os clientes em qualquer hotel à conta do estabelecimento que sofre a sobrevenda ou à conta do turoperador, dependendo de quem tem cometido o erro. Os turoperadores que efetuam uma sobrevenda a alojar os clientes em outro hotel da mesma categoria e endereço em que possuem garantia de habitações.

 

De modo geral se alguém tiver que ser realojado tem de ser para um hotel de características semelhantes, com o transporte até lá pago e só se aceitarem!

 

é tão, mas tão complicado enviar alguém fora que lembrem-se que o funcionário que comunica deve ter os nervos em franja!

 

Aqui por Aveiro lembro-me de um overbooking que foi com classe, os clientes foram para outro hotel de barco moliceiro!

100x150_Canal da ria.tif.JPG

1 comentário

Comentar post