Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Hoje falamos de sal!

diversos-tipos-sal.jpg

 

Os vários tipos de sal:

 

Sal de cozinha iodado (refinado)

 

É o sal encontrado na grande maioria dos saleiros do mundo. A razão de ser chamado de iodado é que a grande maioria dos fabricantes adicionam iodo em sua composição, que é um mineral essencial para combater certas doenças. Contém altas quantidades de sódio e não apresenta outros minerais que podem ser úteis ao nosso organismo.

 

Sal marinho

 

Esse sal é obtido por meio da evaporação da água do mar. Geralmente ele possui cristais maiores do que os do sal de cozinha. Ele é considerado uma alternativa mais saudável que o sal de cozinha por não passar por nenhum processo de refinação, mantendo diversos minerais em sua composição que são benéficos para o nosso organismo. No Brasil, é o tipo de sal mais comum e barato.

 

Sal light

 

Criado para ser uma opção mais saudável que o sal comum. Esse sal possui menos da metade de sódio encontrado no sal de cozinha refinado, cuja composição é de 50% cloreto de sódio (NaCl) e 50% cloreto de potássio. É mais vantajoso para pessoas que sofrem de hipertensão ou que retêm líquidos, mas deve ser evitado em caso de uma possível doença renal pela presença de potássio. O sal light deve ser utilizado na mesma quantidade que o sal comum para não perder sua vantagem de possuir menos sódio. Seu sabor é mais suave e, para alguns, pode ser um pouco amargo.

 

Sal líquido

 

Dissolvido em água mineral, o sal líquido normalmente é utilizado em forma de spray para salgar os alimentos de forma mais uniforme. Tem um sabor suave e salga menos por possuir menor quantidade de sódio do que o sal convencional.

 

Sal grosso

 

Possui cristais maiores e a mesma composição do sal de cozinha porém não passa pelo processo de refinamento. Muito utilizado no preparo de carnes.

 

Podem ver mais tipos de sal neste site, onde tirei esta info!

sal.jpg

Mas afinal qual o melhor?!

 

Com crianças por casa...acho que esta notícia me convence!

 

O nível de iodo influencia o desenvolvimento cognitivo das crianças. A nível geral, há deficiência deste nutriente. As grávidas devem reforçar a dieta com sal iodado. E o resto da população?

 

E se é bom para crianças tambem é bom para todos:

 

Em Portugal, o ministério da Saúde recomenda às grávidas que consumam sal iodado. A recomendação, alerta a investigadora, deve estender-se a toda a população. Mas mesmo assim pode não chegar: "Se nos domicílios usarmos sal iodado, ainda assim pode ser insuficiente. Em casa, as pessoas fazem eventualmente uma refeição, habitualmente o jantar, e isso representa muito pouco ao longo do dia. Se pensarmos que o consumo de sal deve ser moderado, na verdade uma refeição com sal iodado não chega. Precisávamos de uma certificação universal: o pão ser com sal iodado e em tudo o que é processado ser usado o sal iodado".

 

Fonte:

http://www.tsf.pt/sociedade/saude/interior/como-o-uso-de-sal-com-iodo-pode-melhorar-o-qi-das-criancas-4998881.html

 

Mas ainda encontrei esta informação de que o Sal Rosa dos Himalaias é o melhor !(ver maisaqui )

 

Apesar do sal marinho ser uma escolha melhor do que o sal de cozinha, ele está se tornando cada vez mais processado, devido a poluição dos oceanos. Por isso, o sal rosa (Sal dos Himalaias)é dito o mais puro sal disponível hoje, devido as suas condições originais, ele é mantido em ambiente intocado e que foi cercado por neve e gelo durante tantos anos sendo assim é protegido da poluição moderna.

 

sal rosa.jpg