Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Agora somos 7

Um blog para a partilha de dicas e interesses de uma família de 7 (cães à mistura) em diversas áreas.

Hoje falamos de açúcar!

açucar.jpeg

Talvez há mais de 1 ano que cortamos no açúcar (sensibilizados pela moda e por uns amigos)...passamos a comprar frutose, ainda que mais caro, acreditando ser mais saudável e ficando com o açúcar típico para os bolos.

Os sumos foi fácil...não consumiamos...por isso ficaram para dias de festa ou restaurante.

Hoje em dia...não há frutose, o açúcar branco deu lugar ao mascavado e sumos em dias de festa só um ice tea da marca Polegar ou um de saquetas que compramos na zona dietética, e no restaurante só água!

 

Nos últimos tempos andei numa de bolos vegan e com isso apareceram vários tipos de receitas com açúcares ou adoçados com frutos secos, mel, ... Assim foi pesquisar em vários site e fiz aqui uma compilação para quem tiver interesse:

 

Refinado

 

Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as “calorias vazias” (sem nutrientes)

 

Mascavado

 

É o açúcar bruto, escuro e húmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavado não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas. Aqui atenção que fui parar a um site que agora nao encontro, dizendo que algumas empresas usam o açúcar refinado e mergulham em caldo, não sendo o verdadeiro açúcar mascavado mas vendido como tal!

 

Demerara

 

Também usado no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são castanhos-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavado.

 

Frutose

 

É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 30 vezes mais doce que o açúcar comum, mas engorda sem oferecer uma vitaminazinha sequer. A frutose é o açúcar encontrado nas frutas, em alguns vegetais, cereais, e no mel. Mas vejam bem, há uma grande diferença entre o consumo da frutose in natura, ou seja, da frutose na fruta, por exemplo, e o consumo da frutose isolada, que se compra nos supermercados como um “adoçador”, branco, refinado e super doce para adoçar bebidas e usar na culinária.Quando comemos uma fruta, ingerimos tudo de bom que ela traz, as fibras, as vitaminas, e os minerais, e toda essa combinação faz com que a absorção da frutose seja lenta e saudável, trazendo energia para o corpo. Mas o consumo da frutose isolada como adoçante, tem um impacto considerável para o desenvolvimento da síndrome metabólica e para a resistência insuliníca, assim como o açúcar de mesa, podendo levar também a um estresse oxidativo. O consumo da frutose isolada em excesso pode levar a problemas de saúde graves, como a obesidade, diabete, hipertensão e aumento dos triglicerídes. Vale a pena chamar atenção para o fato de que a frutose possui um poder adoçante como poucos, por isso é muito usada na indústria alimentícia na produção de doces e refrigerantes.

 

Resumindo acho que o que se deve fazer é:

 

- quando sentir necessidade de adoçar alguma bebida ou alimento, use um pouco de mel, açúcar mascavado ou açúcar de coco.

 

- substituir o açúcar refinado por melaço (é o que sobrou durante o processo de refinação da cana-de-açúcar em açúcar branco). O melaço é um dos açúcares mais ricos em nutrientes, proporcionando uma quantidade significativa de cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6.

 

- por passas e outras frutas desidratadas - Frutas desidratadas, naturalmente, tem um gosto muito doce e, portanto, são uma ótima maneira de adoçar sobremesas. Passas, por exemplo, contêm vitamina B6, vitamina A, potássio e cálcio. Use em pudins, barras de cereais, vitaminas naturais, e muitas outras receitas.

 

- como substituir o açúcar no bolo? Usando mel - O mel tem propriedades antibacterianas e é uma fonte de antioxidantes derivados do pólen recolhido por abelhas. O mel mais escuro têm maior valor antioxidante. É melhor usar o mel cru ou não processado para obter uma maior quantidade de nutrientes e teor de antioxidantes. Use mel em vez de açúcar refinado em chás, iogurtes,sobremesas, sucos, e em pratos agridoces, que fica uma delícia!

 

Como anda na moda o óleo de coco, vejam se pega esta do açúcar de coco:

acucar-de-coco.jpg

(do site: http://belezaesaude.com/acucar-de-coco/)

O açúcar de coco apresenta um valor nutritivo muito mais elevado que qualquer outro açúcar ou adoçantes comercializado no momento, pois possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Por não passar pelo processo industrial de refinamento (como é o caso do açúcar branco), as vitaminas e os minerais presentes em sua composição são mantidos. Contém também flavonoides e antioxidantes.

 

Fontes:

 

http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/quais-as-diferencas-entre-acucar-cristal-refinado-demerara-e-mascavo/

http://falecomanutricionista.com.br/sacarose-ou-frutose-o-que-e-melhor/

https://www.saudemelhor.com/qual-acucar-saudavel-como-substituir/

2 comentários

Comentar post